top of page

Halloween ou Dia do Saci? Tem para todos os gostos! (Parte 2)

  • Foto do escritor: Viviane Silva
    Viviane Silva
  • 27 de out. de 2021
  • 4 min de leitura

No post anterior, falei um pouco sobre o dia 31 de outubro, quando são celebrados o Dia do Saci e o Dia das Bruxas.


Na ocasião, dei sugestões de atividades diversas que podem ser usadas nas escolas, nas bibliotecas e em casa com a temática do Saci.


Hoje, nossas dicas serão voltadas para o Dia das Bruxas! Mas dia 31 de Outubro também é o Dia Nacional da Poesia, então em breve, dicas também com esse tema!


ree

Foto: Acervo pessoal, 2018


1) Decore seu espaço


Eu simplesmente AMO transformar o ambiente em datas comemorativas. Só em fazer isso, já cria um clima diferente. Sempre vejo bibliotecas no exterior com decorações maravilhosas, mas esse ano me apaixonei pela decoração feita na Biblioteca do SESC Campinas pela Andrielle Gomes, do perfil Biblioteca Híbrida.


Vejam que máximo! (Ao clicar nas fotos, você será direcionado diretamente ao post, com outras fotos do ambiente).


ree

Foto: Andrielle Gomes, 2021


ree

Foto: Andrielle Gomes, 2021


E dá para fazer decoração em casa também!


Na primeira foto, em 2018, decoramos nossa porta de casa com desenhos que imprimi da internet e minha filha pintou. Para complementar, o arquinho de bruxa. A segunda foto não está legível porque precisei cortar, já que havia outra criança junto. Mas é basicamente um TNT com uma cara fantasmagórica desenhada de canetinha, em 2019.

ree

Foto: Acervo pessoal, 2018

ree

Foto: Acervo pessoal, 2019


Mas, pensando nas escolas, o que falar dessa porta decorada com as atividades da própria turma? Aqui foram utilizadas múmias (eu amei!), mas poderiam ser fantasmas, bruxas, monstros, vampiros. E a inspiração de personagem pode inclusive vir de uma história! No próximo tópico, darei sugestões de algumas.


ree



2) Leia histórias


Para entrar no clima, nada melhor que contar histórias, certo?

Abaixo uma seleção de livros para agradar todos os níveis de bruxinhos. :-)



ree

O estranho mundo de Jack apresenta a adaptação da clássica e fantástica história criada pelo cineasta Tim Burton que narra, em rimas, as desventuras de Jack Esqueleto, o mestre do Halloween que um dia, entediado em sua Terra das Bruxas e cansado da rotina de sustos e assombrações, depara-se com três grandes portas talhadas em árvores numa floresta. Ao abrir uma delas, cai na Cidade do Natal, onde Papai Noel vive e constrói seus presentes. Deslumbrado, Jack coleta alguns objetos natalinos para provar aos habitantes de seu estranho mundo que ali estivera. De volta a sua mórbida cidade, o esquelético protagonista tem uma ideia um tanto mirabolante: sequestrar o bom velhinho e tomar o seu lugar na entrega dos presentes de Natal. O livro, que virou filme de animação, conquistou crianças do mundo inteiro e foi publicado no Brasil em 2016. Ressalto que é uma versão resumida, mas com ilistrações maravilhosas e a história rimada, que agrada tanto crianças como adultos.


ree

Julia Donaldson e Axel Scheffler, autora e ilustrador do aclamado "Grúfalo", trazem uma história encantadora de uma bruxa e seu gato que estavam muito felizes voando na vassoura, até que... o vento leva primeiro o chapéu da bruxa, depois seu laço e, por fim, a varinha! Felizmente, cada uma dessas coisas é apanhada por um animal prestativo que se junta à bruxa agradecida e seu gato na viagem.Uma história muito engraçada sobre a bruxa e seus amigos, com rimas irresistíveis e ilustrações maravilhosas, é perfeita para ser lida em voz alta e apreciada pelas crianças.

ree

Eu não era mais criança na época que o desenho "As trigêmeas" era transmitido. Mas já achava muito fofa a animação inspirada nos livros da escritora catalã Roser Capdevila. O desenho infantil narra a história de três irmãs, Ana , Teresa e Helena. As irmãs vivem unidas e fazem tudo juntas, inclusive as travessuras – que não agradam sua supervisora, a Bruxa Onilda. Como castigo, ela as envia para dentro de algumas histórias. Nessas histórias, as trigêmeas precisam ajudar os personagens a conseguirem um final feliz a fim de voltarem para casa. Além dos vilões enfrentados, as meninas também devem encontrar soluções para as sabotagens da Bruxa. O sucesso do desenho animado resultou em tradução para 35 idiomas em 158 países, e levou a criação do spin-off “A Bruxa Onilda”, que conta a história da personagem. Há vários livros da bruxa e não precisam ser lidos em ordem.



3) Use fantasias (se forem improvisadas, melhor ainda!)


Na foto abaixo, minha filha pegou coisas que já tínhamos em casa e fez sua própria fantasia, misturando um vestido roxo, uma saia tutu utilizada por mim no Carnaval, um óculos sem lente e um arquinho de bruxa.,


ree

Foto: Acervo pessoal, 2019.


4) Se possível, inclua gostosuras


ree

Foto: Acervo pessoal, 2018.



A foto acima é de uma época pré pandêmica, em que os pais do condomínio onde moro se juntavam para promover uma experiência de "gostosuras ou travessuras" para as crianças. Basicamente, funcionava assim: listávamos no grupo de WhatsApp quem participaria, com nome e apartamento. As famílias participantes decoravam suas portas (fotos anteriores) para que as crianças pudessem identificar em que portas poderiam bater... hehehe... feito isso, marcávamos um horário onde as crianças fantasiadas saíam em busca de suas guloseimas.


Para 2021, como ainda não é possível aglomerar, estou pensando em refazer essa brincadeira que fizemos ano passado, em outro contexto. Quem acertar os objetos colocados na caixa apenas através do tato, ganha um doce!


E você, vai fazer o que no dia 31 de outubro?


Lembrando que você pode comprar os livros e jogos nos links indicados. Fazendo isso, você está colaborando para que possamos continuar a divulgação deste mundo de leituras e aventuras! :)

Comentários


  • Instagram
  • YouTube

©2021 por Leituras e Aventuras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page