Halloween ou Dia do Saci? Tem para todos os gostos!
- Viviane Silva
- 22 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de jul. de 2023
No dia 31 de outubro celebra-se o Halloween, que é comumente celebrado em países de língua anglo-saxônica, como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. No Brasil, não há uma tradição forte de celebração da data, que por aqui é conhecida como Dia das Bruxas. Mas, devido principalmente ao crescimento de escolas de idiomas e à propagação de filmes, séries e canais do Youtube que abordam o tema, nós conseguimos perceber um aumento desta celebração nos últimos anos.
Em 2013, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal n.º 2.479, que institui o 31 de outubro como sendo o Dia do Saci. Segundo descrito no PL, “Instituir o ‘Dia do Saci’ representa oferecer à sociedade um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira. Por meio da previsão anual da comemoração da data, na forma de eventos culturais e atividades festivas, as iniciativas propõem o resgate e a valorização de nossas tradições e manifestações folclóricas originais.”
Por que fazer atividades sobre o Dia do Saci? Dentre as diversas razões, fico pensando nas considerações do escritor Ale Santos, autor do livro "Rastros de Resistência", que diz: "A cultura europeia tende a olhar para um negrointeligente como malandro, um safado, euquanto as culturas africanas enxergam a figura de Anansi como um estrategista, criativo. Quem sabe conseguimos resgatar uma ancestralidade ali? O saci é um trickester, um arquétipo presente em várias mitologias".
Porém, até o momento, ainda não observamos grandes celebrações da data.
Em entrevista à Revista Crescer, o escritor e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurelio, autor do livro “A Lenda do Saci Pererê Em Cordel”, diz:
"Quando você tenta impor uma data por decreto, você pode estar incorrendo em um erro, porque, no tocante à tradição popular, ela se fixa justamente pela espontaneidade, pela repetição, pela persistência e pelo anonimato".

Seja por esta razão ou seja porque o saci já é celebrado no dia 22 de agosto, quando comemoramos o Dia do Folclore Brasileiro, fato é que ainda há espaço para realizar atividades nas escolas, nas bibliotecas e até mesmo em casa.
Hoje darei alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas em celebração ao Dia do Saci e na próxima semana trarei dicas sobre o Halloween, combinado?
Estas atividades, podem inclusive ser feitas em sequência, o que é ótimo para o planejamento de atividades em bibliotecas escolares , mas como disse anteriormente, também podem ser utilizadas por pais e professores, além dos bibliotecários.
1) Contar histórias
Nada melhor que iniciar as comemorações com uma história, né? Abaixo, fiz uma seleção de livros com a temática.


2) Artes
Uma sugestão simples é fazer dobradura. Mesmo sem papel especial, dá para fazer e pintar. Essa ideia aqui é do site "Cultura Mix".
Aqui em casa, já fizemos também o saci de rolo de papel higiênico. Mas, tenho que confessar: a ideia era ser um papai noel, mas na ocasião minha filha achou que mais parecia um saci! hahahaha
Não consegui achar a foto, mas vou deixar um vídeo com um exemplo de como montar um saci (de verdade, não um papai noel que não deu certo...hehehe).
3) Caça ao saci
Saci pronto (seja ele de origami, seja de rolo de papel ou até mesmo um desenho), que tal escondê-lo para que as crianças tentem achá-lo? Afinal, o saci vive fazendo travessuras e se esconde para não ser capturado!
Você pode fazer isso de duas formas:
* Esconder o saci previamente e fazer pistas, como uma caça ao tesouro, para as crianças acharem. Ou;
* Fazer como a brincadeira conhecida como "chicotinho queimado". Se você tiver em uma turma com várias crianças, uma delas pode sair da sala, enquanto você, com a ajuda dos demais, esconde um dos sacis. Depois, a criança retorna e começa a procurar o saci. Conforme for chegando perto, vocês dizem que está "quente". Conforme for se afastando, vocês dizem que está "frio". Uma variação é utilizar música. Quanto mais perto, mais se aumenta o volume da cantoria!

Fonte: Site Toda Matéria
Para finalizar, se você é professora do ensino infantil, professora de reforço, bibliotecária escolar ou atua em qualquer área da educação e tem dúvidas sobre a BNCC, indico o curso "Educação infantil na prática", disponível no link abaixo:
Lembrando que você pode comprar os livros e jogos nos links indicados. Fazendo isso, você está colaborando para que possamos continuar a divulgação deste mundo de leituras e aventuras! :)










Excelentes dicas! Amei!