Três livros sobre festa junina e atividades literárias para complementar a leitura
- Viviane Silva
- 20 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de jul. de 2023

Está chegando a época mais legal do ano em minha opinião: Festas Juninas!
Eu amo tanto , que meu chá de bebê foi temático, já fiz festa junina para comemorar aniversário de casamento e, em 2020, no auge da pandemia de Covid-2019 não aguentei ficar sem festa junina e fizemos uma dentro do apartamento mesmo, só para nós três, ao som da live do Gilberto Gil e com brincadeiras e comidas típicas.
Vídeo: Arquivo pessoal, 2020.
E claro, não podia deixar de fora indicações de histórias para já entrarmos no clima das festividades, não é mesmo?
Os livros abaixo podem ser lidos tanto em casa, como em contações de histórias nas bibliotecas ou até mesmo nas salas de aula! E ao final de cada sinopse, uma ideia de brincadeira literária!
Confira:
1) Fogo no Céu!
Um clássico escrito por Mary França , ilustrado por Eliardo França . Indicado para crianças menores em leitura compartilhada e/ou para crianças em fase de alfabetização para leitura independente.
Sinopse da editora: Muitos animais fugiram quando viram o céu pegando fogo. Sorte que alguns resolveram agir!
Ideia de atividade: fazer balões de papel para enfeitar a sala de aula, a biblioteca ou partes da casa. Importante conversar sobre o uso para balões como enfeite e não para soltar. Adicionalmente, pode ser feita uma pesquisa para saber como e onde começou a tradição de soltar balões e porque hoje em dia já entendemos que não podemos soltá-los.
Baseada em brincadeiras populares da região nordeste, os autores criaram uma peça teatral divertida e cheia de sabedoria, que, mesmo com a aparência infantojuvenil, é escrita para todas as idades.
Sinopse da editora: As festas juninas brasileiras, principalmente no Nordeste, celebram a prosperidade e a fartura das colheitas. "Bandeira de São João", de Ronaldo Correia de Brito conta, em uma narrativa simples e metafórica, a história do desaparecimento do sol, que se escondeu deixando a Terra escura e triste.
Ideia de atividade: fazer bandeirinhas com retalhos de tecido ou papéis de gibis e revistas para decoração.

Eu simplesmente amo livros rimados. E nesse aqui, como os autores são cordelistas, vamos visitando tudo que há em um "arraiá" através das rimas.
Sinopse da editora: Neste livro superanimado e colorido, vamos conhecer todos os detalhes de um verdadeiro “arraiá”: os músicos, as comidas típicas, as brincadeiras, o casamento e os enfeites. Os autores, Fábio Sombra e Sérgio Penna, são violeiros de verdade e nos convidam a um fascinante passeio pelo universo das tradições populares, relembrando – com imagens e versinhos bem rimados – as festas juninas que conheceram na infância. A partitura dos versinhos rimados está disponível no livro.
Ideia de atividade: o livro fala das comidas típicas. Que tal fazer uma receita de algo que aparece no livro? Milho cozido, mandioca, caldinho de feijão, paçoca, pipoca... hum... deu até vontade!
Essas indicações foram úteis para você? Me conta nos comentários o que você mais gosta numa festa junina!
Para finalizar, se você é professora do ensino infantil, professora de reforço, bibliotecária escolar ou atua em qualquer área da educação e tem dúvidas sobre a BNCC, indico o curso "Educação infantil na prática", disponível no link abaixo:
* Os links da Amazon contidos no blog são patrocinados. Compre por ele e me ajude a manter o "Leituras e aventuras" ativo com cada vez mais dicas!







Muito bacana! Concordo também que é a melhor festa do ano, tem meu tão amado forró ❤️