top of page

Dicas de livros leves para cuidar da saúde mental

  • Foto do escritor: Viviane Silva
    Viviane Silva
  • 6 de set. de 2021
  • 4 min de leitura

O "Setembro Amarelo" é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).


ree


Claro que a prevenção ao suicídio deve ser tratada o ano todo e como uma questão de saúde pública, mas ter um mês dedicado ao assunto amplia o debate e o trabalho de conscientização.


Por conta da campanha, durante o mês de setembro também se fala muito em saúde mental e auto cuidado. Vale aqui destacar que o auto cuidado vai muito além do exercício físico, massagem, Skin Care, etc. Procurar formas de cuidar da mente através de terapia com profissionais adequados; meditação e porque não dizer, da leitura, também são formas cuidar de si mesmo.


Eu aqui posso falar bastante dos benefícios da leitura, porém não tenho estudo suficiente para falar especificamente dos benefícios para a saúde mental, por isso deixo o link da PUC-RS para que vocês complementem a leitura sobre o tema:



Deixarei aqui também 3 dicas de livros leves para você ler, relaxar, e aproveitar para desapegar um pouco das preocupações, das redes sociais e das notícias ruins.


Espero que ajude mas lembre-se de procurar o CVV (188) e/ou profissionais qualificados, se sentir necessidade.


ree

E agora vamos às dicas?



Conheci recentemente através da indicação de uma amiga pelo Instagram. Leitura leve e rápida!


Sinopse da editora: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.

Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.

Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.

Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?


ree

Até 2021, eu ainda não havia lido da Julia Quinn. Mas com o Buzz em torno da série "Os Bridgertons" na Netflix, resolvi experimentar. Comprei o Box para o Kindle e fui lendo um atrás do outro, é viciante!


Sinopse da Editora: Os Bridgertons são oito irmãos que brigam como cães e gatos, brincam como melhores amigos e, acima de tudo, se amam incondicionalmente.

O duque e eu conta a história da quarta deles, a adorável Daphne, e inaugura uma das séries mais bem-sucedidas de Julia Quinn, que já teve mais de 1 milhão de livros vendidos no Brasil.

Esta edição, comemorativa dos 20 anos de lançamento, é uma singela homenagem aos livros em capa dura e formato pequeno, tão comuns no início do século XIX, quando se passa esta história apaixonante.



ree

Falou em leitura leve e engraçada, pensou em Luís Fernando Veríssimo, certo? Um dos meus livros favoritos do autor é Ed Mort, onde Verissimo reúne todas as aventuras protagonizadas pelo detetive trapalhão - que já tiveram versões em volumes seriados, quadrinhos e tiras de jornal - em único livro.


Sinopse da editora: De língua afiada, coração mole e sempre sem um tostão no bolso, saiu das páginas dos livros, virou filme e minissérie para a televisão. Paródia dos detetives clássicos da literatura policial, esse Sherlock Holmes tupiniquim resolve os casos mais inusitados de um jeitinho bem brasileiro. Ele aluga um "escri" (pequeno demais para chamar de escritório) em Copacabana e o divide com 117 baratas e um rato chamado Voltaire. Um de seus maiores orgulhos é a plaqueta com seu nome na porta da sala. "Mort. Ed Mort", indica a plaqueta." Seus únicos objetos de valor são uma caneta Bic e um telefone mudo. Seu carro está num estacionamento há três anos porque não tem dinheiro para pagar a estada e seu revólver 38 está empenhado, "Mas canivete também é arma." Ed Mort é assim. Sempre se metendo nas maiores encrencas para desvendar casos de maridos desaparecidos e se esquecendo de cobrar de suas belas clientes, Ed Mort até hoje espera por uma garota que queira provar o seu fettucine.


ree

Eu adoro os livros de Jorge Amado (tanto que meu TCC quase foi sobre ele) e este livro foi um dos primeiros livros que peguei emprestado em uma biblioteca! Anos depois, comprei a versão para Kindle e sempre que leio me divirto.


Sinopse da Editora: Escrita em 1959, esta pequena obra-prima de concisão narrativa e poética é tida por muitos como uma das mais extraordinárias novelas da nossa língua. Numa prosa inebriante, que tangencia o fantástico sem perder o olhar aguçado para as particularidades da sociedade baiana, Jorge Amado narra a história das várias mortes de Joaquim Soares da Cunha, vulgo Quincas Berro Dágua, cidadão exemplar que a certa altura da vida decide abandonar a família e a reputação ilibada para juntar-se à malandragem da cidade. Algum tempo depois, Quincas é encontrado sem vida em seu quarto imundo. Sua envergonhada família tenta restituir-lhe a compostura, vesti-lo e enterrá-lo com decência; mas, no velório, os amigos de copo e farra dão-lhe cachaça, despem-no dos trajes formais e fazem-no voltar a ser o bom e velho Quincas Berro Dágua. Levado ao Pelourinho, o finado Quincas joga capoeira, abraça meretrizes, canta, ri e segue a farra em direção à sua segunda e agora apoteótica morte.


ree

Lembrando que você pode comprar os livros e jogos nos links indicados. Fazendo isso, você está colaborando para que possamos continuar a divulgação deste mundo de leituras e aventuras! :)

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • YouTube

©2021 por Leituras e Aventuras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page