Saiba o que são palíndromos e veja dicas de livro que os utilizam
- Viviane Silva
- 22 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Hoje, dia 22/02/2022, é o último dia palíndromo da década pelo formato da data utilizado no Brasil , ou seja, dia, mês e ano.
Mas o que é palíndromo?
Palíndromo é uma palavra, frase ou número que permanece igual quando lida de trás para diante. Por extensão, palíndromo é qualquer série de elementos com simetria linear, ou seja, que apresenta a mesma sequência de unidades nos dois sentidos.
Veja a seguir três indicações de livros infantis que utilizam palíndromos!

"O que têm a ver os palíndromos com afeto e família? Para o tio Pedro, um dos narradores desse livro, tudo. Ele, que plantava bananeira antes de andar e descansava os pés sobre o travesseiro, aprendeu o que era palíndromo com o nome da irmã: Ana. E desde então, pesquisava e criava palavras e frases assim: “É a mamada da mamãe” .Tio Pedro lia tudo ao contrário em busca dos palíndromos, mas suas criações mais lindas surgiam em “situações inspiradoras, de amor e afeto”. Como um dia no zoológico com a família, ou assistindo a um jogo de futebol com o avô na TV.E ainda bem que é assim, porque na grande e afetuosa família do tio Pedro, todos são diferentes entre si, e isso é maravilhoso!".
Compre aqui.

“Socorram-me em Marrocos” é o palíndromo mais conhecido da língua portuguesa e o primeiro deste livro, que apresenta mais doze deles. “Palíndromo” em grego significa “correr de volta”, e é exatamente isso que os define: todos esses versos podem ser lidos tanto da esquerda para a direita quanto da direita para a esquerda - como se as palavras corressem de volta para dizer exatamente a mesma coisa, só que ao contrário. Eles foram selecionados e ilustrados por Andrés Sandoval, e vêm acompanhados, ao final do livro, por um texto sobre esse “fenômeno” da nossa língua. Quem sabe, depois de tantas palavras e imagens inspiradoras, as crianças não se animam para inventar seus próprios palíndromos?
Compre aqui.

Criar palíndromos é uma arte, uma brincadeira de letras e palavras para dar nó na cabeça de qualquer um. Quanto mais complexo for, melhor! Nesse livro, Fernando Vilela nos apresenta alguns palíndromos conhecidos e outros novos, enquanto conta uma história divertida cheia de rimas sobre uma garota curiosa que vive rodeada de palavras de frente para trás e de trás para frente. Essa história “palindrômica” de Ana e seu avô vão encantar a todos!
Compre aqui.
Gostou? Me conta o seu palíndromo favorito!





Comentários