top of page

Livros para agradar os pais (com bônus)!

  • Foto do escritor: Viviane Silva
    Viviane Silva
  • 4 de ago. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 5 de ago. de 2022

Em 2021, fiz uma enquete no Instagram perguntando a preferência de tema do post sobre o dia dos pais: livros infantis sobre pais e filhos ou livros de adulto.



Como "livros de adulto" ganhou a enquete, fiz uma listinha com indicações que agradam os pais e no final vou deixar uma dica bônus!


Vamos aos títulos?



Embora não seja um título novo, só li este livro recentemente e valeu a pena, pricipalmente para relaxar e dar boas risadas.


Em "Nu, de botas", Antonio Prata conta as passagens mais marcantes de sua infância. O autor relata suas memórias sobre os primeiros anos de vida, narradas com a mesma precisão e humor que utiliza em sua coluna no jornal "Folha de São Paulo".


Best-seller mundial, o livro "Sapiens", do historiador e filósofo israelense Yuval Noah Harari, ganhou uma versão em quadrinhos pela "Quadrinhos na Cia", selo de HQs da Companhia das Letras. Roteiro e arte ficaram por conta dos franceses David Vandermeulen e Daniel Casanave, com a tradução de Érico Assis.


Importante frisar que é uma HQ para adultos, OK?




Não sei como são os pais aí da sua casa, mas por aqui, o pai é fã de Star Wars. Depois que ele assistiu "The Mandalorian" na Disney+, ficou bastante empolgado sobre os eventos que ocorrem alguns anos após àqueles relatados no filme O Retorno de Jedi (Star Wars: Episódio VI), que é sobre um caçador de recompensas mandaloriano que atua nos limites da Nova República.


As indicações a seguir são do site Omelete, que diz:


"Para entender o que aconteceu entre os Episódios VI - O Retorno de Jedi e VII - O Despertar da Força os melhores livros são da trilogia Aftermath escrita por Chuck Wendig. Eles mostram como a galáxia recebeu a notícia da morte de Darth Vader e o fim do Império, com as disputas que surgiram com a falta de poder e a reestruturação da Galáxia. Os livros exploram, especialmente, como a relação de Leia e Han Solo se despedaçou. No Brasil, foram lançados pela dois livros pela Aleph: Star Wars – Marcas da Guerra e Star Wars – Dívida de Honra."




Por conta do nosso maior presente em 2021, que é a vacina contra Covid-19, muito se falou da importância do SUS.


Então vou aproveitar para indicar o primeiro livro que li em 2021, "Pacientes que Curam: o cotidiano de uma médica do SUS", de Julia Rocha.


Acompanho a Julia (que além de médica e escritora também é cantora) há um bom tempo nas redes sociais . Comprei o ebook assim que lançou, em dezembro do ano passado e devorei o livro em três dias (só não demorou menos porque quando vi que estava acabando, desacelerei para aproveitar mais a leitura... quem nunca?).



Nem consigo relatar o misto de sentimentos que despertaram com o livro, vou deixar aqui a resenha da editora (Record):


"Os textos de 'Pacientes que curam' apresentam o que Julia – uma mulher negra, médica de família e comunidade, mãe e cantora – vivenciou no plantão no hospital, em seu consultório na Unidade Básica de Saúde, na UPA ou em visita a pacientes em casa. E, ao fazer isso, traçam um retrato de um Brasil periférico, que vive mal desde sempre. Ao mesmo tempo, revelam o que há de universal, de sensível, no humano. No livro, vemos como saúde é muito mais do que não estar doente: é ter garantido o direito ao trabalho, à moradia, à alimentação, à educação, ao lazer e aos demais componentes do Estado de bem-estar social. Mas como proporcionar direitos às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social? Como fazer cumprir os artigos da Constituição que estabelecem acesso universal e igualitário à saúde?

A saúde é direito de todos e dever do Estado. O SUS, criado em 1986, é resultado de lutas dos movimentos sociais e engloba políticas de assistência e programas para a promoção da saúde, da democracia e da cidadania para todos os brasileiros, de forma gratuita. É considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo.

Graças ao SUS e a sua rede de profissionais dedicados ao atendimento humanizado dos pacientes, temos a chance de conhecer a dra. Julia e os pacientes-personagens deste livro."






A indicação veio de uma seguidora lá no Instagram.


Achei importante compartilhar aqui, pois a a obra de Daniel Keyes traz reflexões sobre o universo, as relações pessoais e o próprio ser e é super comovente.




Publicado originalmente em 1966 e classificado como um livro de ficção científica (apesar de que, ao meu ver, seria um drama).


A trama gira em torno de Charlie Gordon, um homem muito gentil de 32 anos, que é diagnosticado com uma deficiência intelectual e que possui uma vontade enorme de se tornar mais inteligente para fazer amigos. Até que surge a oportunidade de ser cobaia de uma cirurgia que promete aumentar seu nível de inteligência. A história mostra os relatórios do próprio Charlie mostrando sua evolução, mas ao mesmo tempo que acompanhamos seu desenvolvimento, também vemos a perda da inocência de Charlie com suas novas percepções sobre o mundo e as pessoas ao seu redor.


Agradeço à Barbara pela indicação!




Para não deixar as crianças de fora, que tal um livro de colorir? Aqui em casa, gostamos de colorir juntos (o pai inclusive) . Além de ser um momento em família, também relaxa, promove conversas, desenvolve a criatividade, habilidades artísticas e também a paciência (tendo em vista que os livros para adultos costumam ter mais detalhes para pintar. hehehe).


Recentemente comprei o "Ame com palavras".




Achei muito legal porque as páginas são destacáveis. Vocês podem colorir e dar a mensagem para outra pessoa.


É lindo!

Me conta nos comentários o que você anda lendo?


Lembrando que você pode comprar os livros e jogos nos links indicados. Fazendo isso, você está colaborando para que possamos continuar a divulgação deste mundo de leituras e aventuras!

Comments


  • Instagram
  • YouTube

©2021 por Leituras e Aventuras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page