Jogos festivos para acabar com o tédio na pandemia!
- Viviane Silva
- 13 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

O jogo tem a mesma lógica do "tapão" (que eu jogava na infância/adolescência com baralho nos anos 90). Não sei se é um jogo comum em outras regiões do país.
Descrição do jogo: Guarde as palavras "Taco", "Gato", "Cabra", "Queijo", "Pizza" e a ordem.
Jogue uma carta enquanto fala uma das palavras. Assim que coincidir uma carta jogada com a palavra falada, corra para bater sua mão na pilha central. O último a bater pega a pilha toda. Além de agilidade, o jogo também exige atenção para ser o primeiro a se livrar das suas cartas e vencer o jogo. Além disso, algumas cartas são propositalmente parecidas para confundir. É treta na certa! hehehe
Ficha Técnica:
Autor: Dave Campbell
Editora: Paper Games
Número de Jogadores: 2 a 8 jogadores
Duração: 10 minutos
Principais Mecânicas: Reconhecimento de Padrão | Tempo Real
Classificação: Jogo Familiares | Jogos Festivos
Categoria: Jogo de Cartas | Humor
O jogo une dois temas que agradam muito às crianças: animais e cocô! Mas é diversão certa para todas as idades!
Descrição do jogo: Um grande cocô foi encontrado no meio da sala! Um dos animais de estimação, seu ou dos outros jogadores, foi o responsável.
Mas quem? Defenda a inocência dos seus bichinhos, livrando-se de todas as cartas da mão. Para isso, encontre rapidamente sua carta, seja o primeiro a jogá-la na mesa, então acuse outro animal!
Para evitar ser o dono do animal culpado, aja rápido e lembre-se de quais animais já foram inocentados! Em cada rodada, o dono do animal culpado recebe uma carta de cocô e ao final da partida, o jogador com menos cartas de cocô vence!
As partidas são rápidas e o jogo também trabalha as habilidades de agilidade e memória.

Ficha Técnica:
Autor: Jonathan Favre-Godal
Editora: Paper Games
Arte: Steeve Augier
Número de Jogadores: 3 a 6 jogadores
Duração: 15 minutos
Principais Mecânicas: Gestão de Mão | Memória
Classificação: Jogos Infantis | Jogos Familiares|Jogos Festivos
Categoria: Jogos de Cartas

Lançado no Brasil em 2020, não é um jogo tão "fisicamente animado" quanto os dois anteriores, mas pode ser classificado como jogo festivo, pela simplicidade na mecânica e pelo tempo de jogo. Agrada tanto àqueles que estão iniciando no mundo dos jogos quanto aos jogadores mais experientes.
Descrição do jogo: A África é quente e a água é escassa. Os animais querem encontrar uma poça d’água onde eles possam se refrescar. Claro, cada animal quer ser o primeiro a beber, então o elefante espanta o rinoceronte e o rinoceronte espanta o camundongo.
Mas é sabido que elefantes têm medo de camundongos. Então o pequeno camundongo espanta o elefante!
Em Kariba os jogadores disputam espaço e água para seus animais, afastando os mais fracos enquanto se refrescam, mas nem sempre é o tamanho que conta!

Ficha Técnica:
Editora: Paper Games
Autor: Reiner Knizia
Arte:Felix Kindelan
Número de Jogadores: 2 a 4 jogadores
Duração: 15 minutos
Principais Mecânicas: Gestão de Mão
Classificação: Jogo Familiares
Categoria: Jogo de Cartas
No próximo post, vou falar de "Red Stories" e "Dobble".

Mas já está rolando um esquenta no Instagram, onde convidei a galera para jogar "Red Stories". Está em "Destaques", onde também coloquei outro jogo festivo, o Dixit, outro jogo festivo que já citei aqui.
Qual é seu jogo festivo favorito?
Lembrando que você pode comprar os livros e jogos nos links indicados. Fazendo isso, você está colaborando para que possamos continuar a divulgação deste mundo de leituras e aventuras!
Comments