Cinco livros divertidos para espantar o mau humor de segunda-feira
- Viviane Silva
- 23 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Muitas vezes, até as crianças são mordidas pelo bichinho do mau humor às segundas-feiras.
Como geralmente há alguma mudança de rotina no fim de semana, recomeçar a semana com horário para acordar, para ir para escola, para comer, etc. pode ser desanimador.
Então que tal ler uma história engraçada para animar o dia (e a semana)?
Soltei o Pum na escola, de Blandina Franco e José Carlos Lollo
Geralmente, ficamos nervosos no primeiro dia de aula. Até os cachorros ficam! O Pum, por exemplo, quando visitou a escola do seu dono, ficou todo quietinho no começo. Mas logo se soltou e saiu correndo feito um rojão! Nem a diretora conseguiu segurar o Pum! Com tanto carisma e animação, o Pum é o bicho de estimação que toda criança gostaria de ter. É carinhoso e animado, divertido, brincalhão e totalmente livre.
2. Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela, de Werner Holzwarth e Wolf Erlbruch
O título deste livro simpaticíssimo não deixa a menor dúvida quanto ao tema tratado. O problema se apresenta certa manhã, quando a toupeirinha ia saindo de sua toca: quem teria feito cocô sobre sua cabeça? Para esclarecer o enigma, ela interroga todos os animais que encontra no campo: o cavalo, a pomba, a vaca, o porco... E os diversos bichos suspeitos, para se inocentar, exibem os respectivos cocôs à toupeira: há aqueles pequenos, de animais pequenos; há os de formato peculiar, etc. - cada animal corresponde a um excremento diferente. Até que, finalmente, graças à ajuda de uma dupla de especialistas - duas moscas pretas -, a toupeira encontra o culpado e dá um jeito de se vingar condignamente.
As crianças adoram!
3. A dentadura do seu Mokó, de Thiago Lopes
Preparem-se para uma história inusitada: um velhinho distraído acordou cedo e foi ao banheiro, quando... sua dentadura, que estava no copo, caiu dentro da privada! Acompanhamos o “passeio” da dentadura por ambientes diferentes, habitados pelos seres mais engraçados. Enquanto isso, o seu Mokó convoca toda uma legião para resgatar a dentadura perdida. O texto, composto por rimas divertidas, é coroado por ilustrações cheias de personalidade em um combo que promete arrancar risadas dos pequenos.
4. Você troca, de Eva Furnari
Neste livro, Eva Furnari propõe diversas trocas, brincando com as palavras - na tradição dos trocadilhos - e também com a reputação de personagens como o lobinho delicado e o chapeuzinho malvado. A cada duas páginas a criança tem um texto completo que, com as ilustrações, pode divertir e satisfazer sua expectativa de leitor. Não há uma narrativa, uma trama a ser seguida, apenas quadros que procuram estimular a criatividade dos pequenos.
5. Tô indo, de Mathieu Maudet

Decidido, um filhote de passarinho sai do ninho e caminha por um longo galho de árvore que perpassa as páginas do livro. No trajeto, ele vai encontrando familiares e amigos para os quais anuncia: “Tô indo!”. Um a um, os personagens lhe oferecem objetos e recomendações para a jornada: lanterna, biscoitos, guarda-chuva, livro etc. Mas para onde ele estará indo é um mistério que o leitor só descobrirá no final, entre risadas e boa dose de surpresa.
Lembrando que você pode comprar os livros e jogos nos links indicados. Fazendo isso, você está colaborando para que possamos continuar a divulgação deste mundo de leituras e aventuras!
Comments