05 Brincadeiras literárias para crianças
- Viviane Silva
- 17 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jan. de 2022
Hoje eu trago cinco brincadeiras literárias que podem ser feitas em casa, na escola ou em bibliotecas. Se forem feitas em casa, são ótimas para esse período de férias, mas ler e brincar são perfeitos em qualquer época do ano, não é mesmo?
1 – Quiz
Modo de fazer: Por aqui, optamos por fazer com livros de “não ficção”. Ela adora! Geralmente, usa curiosidades do próprio livro e pergunta se é verdadeiro ou falso ou faz perguntas diretas.

Foto: Livro “Conhecimentos gerais: brincar e aprender”, que já tem uma seção “Você sabia?” no final.
2 – Jogo do Dicionário
O primeiro jogador abre o dicionário e escolhe uma palavra. Lê a palavra, dá o seu significado verdadeiro ou inventa outro significado (para crianças, é mais fácil orientar a ler o significado de outra palavra na mesma página). Os outros jogadores têm que adivinhar se o significado é verdadeiro ou falso.

Foto: “Barbie - De A a Z - Meu primeiro dicionário ilustrado: Língua Portuguesa”, que compramos numa dessas feiras de livros por R$10,00 na época. Ela estava aprendendo a ler. Hoje em dia, já jogamos com o bom e velho Aurélio.
3 – Caça ao personagem / Caça ao Livro
Vocês devem ter percebido que uso muito “caça ao (...)” por aqui! É uma brincadeira super versátil e agrada a todas as idades. Você pode ler um livro e esconder um dos personagens para criança achar (através de pistas ou de “quente x frio”) ou inverter: esconder o livro e depois que a criança encontrá-lo, você lê a história. Essa última opção é ótima para livros novos ou que estavam sem ser lidos há algum tempo.

Foto: Procurando o coelho do livro "Felpo Filva".
4 – Deixar a criança contar a história
Se já souber ler, podem contar para outra criança mais nova ou para qualquer pessoa que queira. Se não souber ler, não precisa nem do livro, podem utilizar história oral, baseada ou não em livros que já foram lidos para elas.
Além disso, crianças adoram se fantasiar. Você pode utilizar esse recurso para, após uma história, improvisar um teatro.

Foto: Duas fofuras apreciando um livro! Foto de 2019, não lembro que livro é este.
5 – Artes
Crianças adoram fazer artes. Aqui, há possibilidades infinitas: desenhar a parte favorita da história, colorir personagens (que você pode imprimir da internet) ; brincar de “Imagem & Ação” com elementos a história...

Foto: Livro “O Lobinho bom”, com montagem de um coração envolvendo a imagem da personagem principal retirada da internet. Colagem de EVA para decorar o coração e origami de porquinho. Como o lobo da história faz menção ao clássico "Três Porquinhos", adicionalmente, podem ser feitas atividadas que envolvam sopro, que é importante na Educação Infantil para desenvolvimento da oralidade. Neste caso enchemos um balão.